O Congresso Internacional de Envelhecimento Humano nesta edição intitulada “Envelhecimento Humano no Século XXI: atuações efetivas na promoção da saúde e políticas sociais” evidencia a necessidade da comunidade acadêmica voltar o olhar para um [...]
Minicurso 01: Assistência de Enfermagem ao Idoso em Situação de Violência: Campo de Atuação da Enfermagem ForenseMinicurso 01: Assistência de Enfermagem ao Idoso em Situação de Violência: Campo de Atuação da Enfermagem ForenseO acelerado envelhecimento observado nacionalmente e internacionalmente no país impulsiona o sistema de saúde a adequar-se a nova realidade, necessitando da capacitação dos profissionais para ofertar cuidados eficazes a esse público. As modificações interligadas ao processo de envelhecer pode acarretar limitações físicas, psicológicas, cognitivas e sociais, tornando esse indivíduo vulnerável a violência, as consequencias de sua ocorrência estão relacionadas a elevada utilização dos serviços de saúde, prejuízos na qualidade de vida desse idoso e a morte, sendo então, considerado um problema de saúde pública. Diante desse contexto, torna-se necessário capacitar o profissional de enfermagem para a promoção de um cuidado operativo a pessoa idosa em situação de violência, sendo fundamentada na área de atuação da enfermafem forense. O objetivo deste minicurso é explanar como deve ser desenvolvida a assistência de enfermagem ao idoso em situação de violência. Nesse ínterim, o conteúdo abordado para atingir este objetivo será através da exposição de conceitos e tipos de violência; história e atuação da enfermagem forense; panorama geral das políticas públicas que envolvem assistência ao idoso em situação de violência; condicionantes e determinantes que popciam a suscetibilidade dos idosos à violência; instrumentos de rastreio utilizados no brasil; assistência do profissional de enfermagem. Será adotado a metodologia ativa de aprendizagem, o problem based learning – pbl, estruturada em cinco passos, a saber: observação da realidade, delimitação dos pontos-chaces, teorização, hipotese de solução e aplicação à realidade. O propósito de utilizar essa metodologia é viabilizar a aprendizagem significativa dos participantes, propiciando um ambiente que expõe situações práticas reais do cotidiano profissional. As etapas de realização iniciam pela 1) apresentação do plano do minicurso; 2) problematização realizada através de casos clínicos fictícios; 3) discursar o conteúdo proposto; 4) aplicação de atividades lúdicas para promover a memorização da temática; 5) retomada ao caso clínico. Enfatiza-se a necessidade de sensibilizar o profissional acerca da importância de aprender sobre a temática, permitindo que este atue na minímização e/ou prevenção dos danos advindos do fenômeno. Portanto, é imprescindível instigar o debate da temática, de modo a habilitar os profissionais de saúde na assistência a este publico, com ênfase para a enfermagem por apresentar um atuação direta e com maior proximidade do indivíduo durante a prática assistêncial. Desse modo, justifica-se a relação da proposta com a temática do evento “gerontologia social”. Ministrantes: Me. Gleicy Karine Nascimento De Araújo (UFPB); Me. Renata Clemente Dos Santos (UNIFACISA) Fechar |
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Minicurso 02: Ações Multidisciplinares e a Importância dos Cuidados com os Exercícios Resistidos para Pacientes Portadores de Diabetes MellitusMinicurso 02: Ações Multidisciplinares e a Importância dos Cuidados com os Exercícios Resistidos para Pacientes Portadores de Diabetes MellitusO minicurso tem como proposta apresentar aos participantes ações e estratégias, por meio de um bate-papo, quanto às informações necessárias para se atender pacientes/clientes portadores de diabetes mellitus (tipo i e tipo ii) com foco na prescrição de exercícios físicos para essa população. Conteúdo programático • diabetes, doença ou epidemia?; • aspectos psicológicos, sociais e comportamentais relacionados ao bem-estar, que podem influenciar o controle glicêmico e a qualidade de vida do paciente com diabetes; • educação em diabetes utilizando as diferentes técnicas educacionais para o cuidado do paciente com dm e família, incluindo aspectos práticos da alimentação, da atividade física e do tratamento; • apresentar estratégias de tratamento e as novas tecnologias para o cuidado do paciente diabético (bomba de insulina, sensores); • ação da equipe multidisciplinar; • princípios gerais da prescrição de exercícios físicos (aeróbio e anaeróbio); • respostas hormonais e circulatórias ao exercício; • recomendações para exercícios em indivíduos com dm; • cuidados com a periodização de exercícios resistidos (fase aguda e crônica), para pessoas com dm; • benefícios e riscos associados a atividade física. Ministrantes: Me. Cristian Ribeiro Gonçalves (UNIFRAN); Prof. Dr. Carlos Henrique Vieira Felício (UNIFRAN) Fechar |
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Minicurso 03: Tontura e Vertigem no Idoso: Diagnóstico Otoneurológico na Atenção Integral em SaúdeMinicurso 03: Tontura e Vertigem no Idoso: Diagnóstico Otoneurológico na Atenção Integral em SaúdeO minicuro consiste na apresentação do passo-a-passo de uma avaliação otoneurológica do idoso com tontura ou vertigem, apresentando-se a teoria e a prática, e discutindo-se como é possível realizar a avaliação no âmbito da atenção integral em saúde no sus junto à atenção primária. Por conta de a tontura/vertigem figurarem como os sintomas mais comuns em idosos, esse minicurso proporcionará uma importante fonte de informação a todos os profissionais de saúde que trabalham com envelhecimento humano, para que possam compreender que caminhos percorrer frente a essas queixas. O assunto se reveste de maior importância ao se considerar os altos custos que a conduta inadequada frente a essas queixas podem representar, haja vista que investigações neurológicas, cardiológicas e outras tendem a ser empregadas, com uso de exames caros como tomografias e ressonâncias magnéticas nucleares, por vezes sem necessidade. Objetivo geral. Apresentar o conjunto de procedimentos que permitem a exploração dos sistemas auditivos e vestibular e de suas relações com o equilíbrio e com outros sistemas, principalmente o snc. Justificativa implícita. No contexto da transição demográfica os sintomas otoneurológicos na forma de tontura, vertigem, perda auditiva e zumbido tendem a aumentar exponencialmente. Dentre estes, a tontura e a vertigem já são queixas muito frequentes em todas as idades, porém podem chegar a 85% naqueles com mais de 65 anos. Ademais, há que se considerar que as quedas são importante fator de hospitalizações, comorbidades e mortes entre idosos. Portanto, discutir a avaliação da tontura e da vertigem no idoso, no âmbito da atenção integral em saúde, é fundamental quando se discute o envelhecimento humano. Conteúdo ou resumo teórico sobre o tema. Principais indicações da avaliação otoneurológica de idosos. Objetivos da avaliação otoneurológica. Procedimentos. Diagnósticos diferenciais. Epidemiologia das principais afecções. Condutas. Como estruturar o serviço no sus à luz da integralidade na atenção primária em saúde. Metodologia. Apresentar por meio de palestra expositiva com apoio de recursos audiovisuais o passo-a-passo da avaliação otoneurológica de pacientes idosos com tonturas ou vertigens. Ministrante: Prof. Dr. Jovani Antônio Steffani (UNOESC) Fechar |
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Minicurso 04: O Envelhecimento e o Nível de Atividades Físicas e Esportes na Natureza: Experiências InternacionaisMinicurso 04: O Envelhecimento e o Nível de Atividades Físicas e Esportes na Natureza: Experiências InternacionaisO crescimento demográfico da população idosa nos últimos anos tem sido uma temática debatida em diferentes países em torno do planeta, onde mudanças e impactos econômicos, sociais e culturais em diferentes nações transferem para uma constante preocupação, em especial em oferecer caminhos para uma boa integração desta crescente parcela da população em um estilo de vida mais saudável. Desta maneira o objetivo deste minicurso é abordar as tendências e características dadas ao nível de atividade física e esportes, através de projetos inovadores e políticas públicas ao redor do mundo, em diferentes países. Esta atividade apresentará um rol de abordagens que podem ser também adotadas no brasil e que futuras parcerias de estudos, pesquisas e intervenções venham a ser adotadas entre os cursistas e a comunidade acadêmica internacional, facilitando o avanço de novos empregos de atividades em prol da saúde e qualidade de vida de idosos em território nacional. A reflexão acerca destas ações e projetos trarão recursos para que se repense e melhore o atendimento e oferta de atividades esportivas e físicas, promovendo assim um estilo de vida mais saudável. De acordo com kalache (2013), o envelhecimento da população mundial é um fenômeno crescente a cada década, tanto nos países desenvolvidos como nos subdesenvolvidos. Esse crescimento está relacionado a diversos fatores, dos quais podemos citar: o avanço da medicina e das tecnologias, a melhora nas condições de saneamento básico e saúde pública, os idosos estarem praticando mais atividade física. De acordo com nahas (2001), a prática continuada de exercícios físicos proporciona uma melhora fisiológica (controle da glicose, melhor qualidade do sono, melhora da capacidade física relacionada à saúde), psicológica (relaxamento, redução dos níveis de ansiedade e estresse, melhora do estado de espírito, melhoras cognitivas) e social (indivíduos mais seguros, melhora a integração social e cultural e integração com a comunidade. A metodologia deste minicurso envolverá uma aula expositiva (1h) onde serão destacadas as características de atividades físicas e esportes na natureza que são desenvolvidos em diversos países, trazendo assim uma reflexão de ações e projetos bem sucedidos em diferentes sociedades. Na próxima atividade (2h) serão distribuídas atividades práticas entre os participantes, visando novos conhecimentos profissionais para a aplicação em idosos, sendo estas recreativas e esportivas, com conteúdos das experiências internacionais. Na última hora do minicurso, será desenvolvido um pequeno projeto com diferentes propostas, onde o participantes irá elaborar em grupo atividades físicas e esportivas para idosos em determinadas situações, que serão compartilhadas no grande grupo em um formato dialogado. Desta forma poderá ser desenvolvido uma contribuição na área temática do envelhecimento ativo e bem sucedido com uma participação crítico-reflexiva dos participantes do evento e do minicurso acerca do assunto. Ministrante: Prof. Dr. Mateus David Finco (UFPB) Fechar |
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Minicurso 05: Estimulação Cognitiva para IdososMinicurso 05: Estimulação Cognitiva para IdososO envelhecimento pode ser compreendido como um decurso natural de diminuição progressiva das capacidades cognitivas e funcionais. Do ponto de vista epidemiológico, a demência vem rapidamente se tornando uma questão de saúde pública, visto que a prevalência da doença no brasil é semelhante aos países desenvolvidos. Demência pode ser definida como uma síndrome clínica caracterizada por sinais de dificuldades de memória, distúrbios na linguagem e em outras funções cognitivas, assim como em dificuldades na execução das atividades de vida diária. Nesse sentido, os idosos naturalmente demonstram preocupação com o declínio cognitivo fisiológico para a demência e lamentam a diminuição do seu desempenho mnemônico. Para o retardo do surgimento da demência é recomendada a execução de exercícios de estimulação cognitiva através de atividades que requeiram atenção e pensamento lógico, contribuindo para o aumento da densidade sináptica cerebral. Este minicurso tem por objetivo motivar os idosos para atividades que possam ser realizadas no dia-a-dia com o intuito da melhoria e manutenção da memória. Para tanto serão realizadas atividades lúdicas de linguagem, leitura e interpretação de textos e imagens, jogos sensoriais e jogos de atenção e concentração. Alguns autores já empregaram esta metodologia nas suas aulas e oficinas e os indivíduos idosos demonstraram satisfação na execução das tarefas. Muitas doenças ainda não tem cura, mas parece pertinente tentar adiar o surgimento das mesmas. Para os idosos será um momento de interação e aprendizado, e para os profissionais um momento de reflexão e conhecimento de novas atividades objetivando diversidade e responsabilidade no trabalho com idosos. O minicurso consiste em: a) uma parte teórica sobre envelhecimento e memória; b) leitura de texto seguido de interpretação do mesmo, e ainda reflexão sobre o tema em diferentes contextos culturais; c) atividades de linguagem, como estória em quadrinhos sem palavras, exercícios com palavras, sílabas, e frases, etc; d) exercícios de alongamento corporal; e) jogos sensoriais; f) jogos de atenção que requeiram pensamento lógico e movimento corporal. Palavras-chave: memória, aprendizagem, idoso. Ministrantes: Profª. Drª. Adriana Schüler Cavalli (UFPEL); Prof. Dr. Marcelo Olivera Cavalli (UFPEL) Fechar |
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Minicurso 06: Cuidados e Orientações Farmacêuticas a Idosos de Uma Universidade à Maturidade.Minicurso 06: Cuidados e Orientações Farmacêuticas a Idosos de Uma Universidade à Maturidade.Devido ao crescente aumento do número de idosos atualmente, e levando em consideração que estes são uma população mais propensa a apresentar doenças crônicas degenerativas e a ocorrência da polifarmácia, é importante que exista uma assistência e atenção especial voltada para o idoso, visto que interações medicamentosas e reações adversas tornam-se mais susceptíveis. Nesse sentido, o minicurso em questão tem como objetivo transmitir conhecimentos e experiências vividas sobre o acompanhamento farmacoterapêutico dos idosos realizado na universidade aberta à maturidade. A metodologia do minicurso será dada em duas etapas. A primeira será constituída de uma explanação acerca da importância da atuação do profissional farmacêutico no acompanhamento da terapia do idoso, para que este tenha uma maior eficácia e segurança no seu tratamento e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Na segunda etapa, serão aplicados casos clínicos que serão resolvidos e posteriormente discutidos com os participantes, visando uma melhor fixação do conteúdo apresentado. Ministrantes: Profª. Drª. Lindomar De Farias Belém (UEPB); Miqueas Oliveira Morais Da Silva (UEPB) Fechar |
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Minicurso 07: Abordagem da Fisioterapia nas Disfunções Pélvicas do IdosoMinicurso 07: Abordagem da Fisioterapia nas Disfunções Pélvicas do IdosoO objetivo geral deste minicurso é capacitar o aluno a identificar disfunções do assoalho pélvico da pessoa idosa de ambos os sexos as quais a fisioterapia possa atuar em seus tratamentos. A fisioterapia pélvica é reconhecida mundialmente, envolve o estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinético-funcionais intercorrentes na pelve humana. Com destaque para as disfunções pélvicas, anorretais, urinárias e sexuais, na mulhere e no homem em diferentes faixas etárias. Ainda, com o aumento da procura por qualidade de vida para os diferentes gêneros e idades, a demanda por profissionais que atuam neste setor tende ao crescimento significativo, podemos então afirmar que a qualidade de vida para ambos os sexos não só é a percepção individual de cada um sobre um processo global de adaptações no ambiente da saúde pélvica, mas também parte do processo de promoção de um bem estar físico, psicológico e social, que envolve o ambiente de trabalho, familiar, o próprio desenvolvimento econômico e o desenvolvimento humano, ainda sendo um processo que está em constante mudança, assim como a evolução técnico-científica, que acompanha as necessidades individuais, poranto é importante referir que tanto a reflexão sobre a saúde da mulher e do homem, como a busca por instrumentos que a possam avaliar e promovê-la no sentido físico, é cada vez mais importante e traduz-se na preocupação pelo bem estar humano e pela sua dignificação. Para tanto, a oferta à sociedade de um curso de saúde pélvica no idoso, justifica-se uma vez que é preciso questionar até que ponto princípios e conceitos relacionados a este público construídos para outra época, menos complexa e, por isso, de menores riscos, têm sido capazes de atender a demanda social feminina e masculina desta população. Metodologia: o minicurso será realizado em duas etapas, a primeira será expositiva onde o aluno será apresentado e capacitado a identificar as disfunções pélvicas que podem acometer mulheres e homens idosos e as quais a fisioterapia tenha abordagem preventiva e curativa. Em um segundo momento serão apresentados os recursos fisioterapêuticos capazes de tratar as referidas disfunções, além de serem capacitados para prescrever esses recursos, levando em conta suas indicações e contra - indicações, respeitando os princípios fisiológicos, bioquímicos e biofísicos, da aplicação no ser humano. Demonstrar em forma teórica e prática sua aplicabilidade na fisioterapia. Ministrante: Me. Yasmyne Nascimento Martins (UEPB) Fechar |
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Minicurso 08: Atualização em Nutrição e Avaliação Nutricional no IdosoMinicurso 08: Atualização em Nutrição e Avaliação Nutricional no IdosoO minicurso apresentará um conteúdo bastante atualizado sobre o tema com linguagem simplificada e aulas objetivas, envolverá maior participação da plateia e maior interação entre os professores e os congressistas, o que garante um aprendizado mais dinâmico através da discussão de casos clínicos, workshop, além de aulas teóricas formais. B) objetivo geral o minicurso terá como objetivos proporcionar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e alterações fisiológicas na terceira idade; identificar as necessidades nutricionais do idoso e o papel da nutrição no processo do envelhecimento e os principais métodos de avaliação nutricional. C) justificativa implícita diante do esposto é importante conhecer os fatores que afetam o estado nutricional dos idosos, bem como os nutrientes necessários nessa fase da vida. D) conteúdo ou resumo teórico sobre o tema a nutrição é um assunto sempre muito importante, uma vez que determina o bom funcionamento do organismo. Nos idosos, então, merece uma atenção ainda maior, para garantir que um corpo já mais fragilizado possa manter-se em condições normais. É importante saber que os idosos possuem mudanças na estrutura de órgãos envolvidos no processo de alimentação, o que inclui alterações de estrutura, de força muscular e de eficiência. Além disso, há também mudanças na capacidade funcional, e isso tudo influencia nas condições funcionais da alimentação no idoso. Existe vários fatores que exercem influência na nutrição do idoso, entre os principais temos a saúde bucal que é de suma importância nesse processo nutricional, idosos edêntulos têm maior possibilidade de apresentar desnutrição, a higiene oral precária e o uso de prótese afetam a percepção do sabor e textura dos alimentos, podendo diminuir o prazer de alimentar-se. Ou seja, problemas dentários, assim como a diminuição da percepção sensorial, visão, sabor e aroma dos alimentos, comprometem a ingestão alimentar de idosos. Além disso, doenças crônicas afetam diretamente a saúde dos idosos. Cuidado nutricional? Devemos saber, que o cuidado nutricional se inicia com a avaliação nutricional, que vai medir o estado nutricional do idoso, identificando normalidade, desnutrição, risco de desnutrição e obesidade. Depois, faz-se uma avaliação objetiva, que apesar do nome proporciona uma análise minuciosa da situação de saúde e nutrição do indivíduo. E) metodologia. Aula objetiva com discussão de casos clínicos, workshop, além de aulas teóricas formais. Tendo como principais tópicos a serem discutidos: envelhecimento no brasil e no mundo; avaliação do estado nutricional do idoso; terapia nutricional das doenças degenerativas; nutrição, saúde e envelhecimento; nutrição e envelhecimento bem-sucedido; estratégias nutricionais do idoso; nutrição saudável e envelhecimento e aspectos nutricionais no envelhecer. Palavras-chave: envelhecimento, nutrição, saúde. Ministrante: Me. Erika Epaminondas De Sousa (UFPB) Fechar |
Envelhecimento Humano no Século XXI: atuações efetivas na promoção da saúde e políticas sociais