HOW TO SHOP

1 Login or create new account.
2 Review your order.
3 Payment & FREE shipment

If you still have problems, please let us know, by sending an email to support@website.com . Thank you!

SHOWROOM HOURS

Mon-Fri 9:00AM - 6:00AM
Sat - 9:00AM-5:00PM
Sundays by appointment only!

MINICURSOS

Ementa: Alterações fisiológicas do envelhecimento e a influência nutricional, avaliação nutricional e identificação de riscos nutricionais, necessidades nutricionais na terceira idade: recomendações de macro e micronutrientes, terapia nutricional em doenças e distúrbios de alta prevalência entre os idosos (úlcera por pressão, osteoporose e disfagia).
Ministrante: Grazielle Castagna Cezimbra Weis (UFSM), Audrei De Oliveira Alves (UFSM) e Beatriz Da Silva Rosa Bonadiman (UFSM)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: O minicurso terá como objetivos proporcionar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento e alterações fisiológicas na terceira idade; identificar as necessidades nutricionais do idoso e o papel da nutrição no processo do envelhecimento. Tendo como principais tópicos a serem discutidos: Envelhecimento no Brasil e no mundo; Avaliação do estado nutricional do idoso; Terapia nutricional das doenças degenerativas; Nutrição, saúde e envelhecimento; Nutrição e envelhecimento bem- sucedido; Estratégias nutricionais do idoso; Nutrição saudável e envelhecimento e Aspectos nutricionais no envelhecer.
Ministrante: Erika Epaminondas De Sousa (UFPB)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: O minicurso tem como objetivo definir o significado dos cuidados paliativos e os princípios dessa filosofia de cuidar; apresentar as principais teorias de enfermagem relacionadas aos cuidados paliativos; refletir sobre a necessidade dos cuidados paliativos frente ao envelhecimento da população; apresentar os principais instrumentos de avaliação em cuidados paliativos, e descrever o processo de enfermagem na assistência à pessoa idosa nesse contexto. A abordagem do cuidar integral a pessoa idosa em finitude, deve ser contínua entre os profissionais de saúde, em especial na profissão de enfermagem, tendo em vista a sua permanência junto ao usuário pelo maior tempo possível, além das dificuldades existentes no contexto da prática em cuidados paliativos.
Ministrantes: Rafaella Guilherme Gonçalves (UFRN), Rejane Maria Paiva Demenezes (UFRN) e Renata Clemente Dos Santos (UFRN)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: Tem por objetivo Discutir as estratégias de enfermagem na prevenção de lesões por pressão em idosos, sob uma perspectiva multiprofissional no âmbito hospitalar. Será apresentado os métodos preventivos, coberturas indicadas para prevenção e prática baseada em evidência.
Ministrantes: Belarmino Santos De Sousa Júnior (UFRN), Ana Elza Oliveira De Mendonça (UFRN) e Fernando Hiago Da Silva Duarte (UFRN)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: O minicurso objetiva proporcionar espaço para atualização e discussão sobre a importância do estilo de vida ativo para idosos, abordando prevenção, rastreio e intervenção com temas referentes ao Comprometimento Cognitivo Leve e a influência da atividade física, por meio de aulas expositivas dialogadas, uso de vídeos e dinâmica. A proposta condiz com a atual necessidade de atualização dos interessados e inseridos na área Geriatria e Gerontologia, para atender esse novo cenário de envelhecimento e interdisciplinaridade, assegurando um envelhecimento ativo e longevo. É necessário ultrapassar e complementar os debates conduzidos dentro das salas de aula; valorizando ensino-pesquisa-extensão no fornecimento de bases sólidas para o aperfeiçoamento, divulgação e busca incessante do conhecimento.
Ministrantes: Liliam Rosany Medeiros Fonseca (UFTM), Lilane Maria Alves Silva (UFTM) e Mariana Campos De Sousa (UFTM)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: O envelhecimento é um processo universal e intrínseco que traz grandes desafios aos profissionais de saúde, cujo objetivo principal deve ser sempre a redução da morbidade e mortalidade, estímulo à autonomia e independência, convivência social e principalmente ganho de dignidade nesta fase da vida. Um dos desafios da odontogeriatria, especialidade da odontologia no trato com o idoso, é entender e diferenciar os aspectos de senescência em senilidade aplicando-os na avaliação global do paciente, de forma a abordar o idoso em sua integralidade e com atendimento específico e diferenciado. O curso discutirá, por meio de casos clínicos, temas como os principais problemas bucais que acometem o idoso, as formas de avaliação e questionários disponíveis (capacidade cognitiva, depressão, capacidade funcional e de auto-cuidado em higiene bucal e habilidade manual), as principais doenças crônicas e as formas de intervenção e os principais materiais restauradores utilizados e suas especificidades na cavidade bucal do indivíduo idoso. As abordagens adotadas para a saúde bucal do paciente idoso visam integrar o cirurgião dentista aos demais profissionais da equipe multi e interdisciplinar de forma que o profissional e os conceitos estejam inseridos no contexto de promoção de saúde e qualidade de vida do mesmo, integrando a odontologia com os princípios gerontológicos de atenção ao idoso.
Ministrantes: Ligia Antunes Pereira Pinelli (UNESP), Andreia Affonso Barretto Montandon (UNESP) e Laiza Maria Grassi Fais (UNESP)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: Com vista a incentivar a percepção de si através do despertar dos sentidos, a proposta do minicurso é a de oferecer breves explanações sobre as funções dos sentidos físicos em uma perspectiva ampliada, considerando os aspectos simbólicos e energéticos do corpo. Em uma abordagem interdisciplinar, nos propomos a valorizar a percepção sensorial, enfatizando as potencialidades e declínios ao longo da vida. Os objetivos são proporcionar a percepção dos sentidos físicos associando-os a valorização dos mesmos e despertar para a atenção e presença a partir das percepções vivenciadas. Com o estímulo ao auto-cuidado e conscientização dos sentidos, pretende-se ampliar a compreensão dos aspectos sensoriais das pessoas em volta e sob cuidados terapêuticos. A metodologia se dá a partir do caráter vivencial com orientações e vivências de técnicas de percepção sensorial e corporal com metodologias alternativas como a Percepção Sensorial, Escuta Essencial, Toques Terapêuticos, Linguagem Corporal, Equilíbrio Energético e Vivências de Relaxamento.
Ministrantes: Vitória Regina Quirino De Araújo (UEPB) e Ana Luiza Morais De Azevedo (UEPB)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: BIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO (Expectativa de vida, teorias biológicas do envelhecimento - modificações funcionais, celulares e moleculares); DCNT (quais as mais prevalentes em idosos, tratamentos); FATORES QUE AUMENTAM A VULNERABILIDADE DOS IDOSOS AOS FÁRMACOS (farmacocinéticos e farmacodinâmicos, capacidade funcional e cognitiva e fatores financeiros); POLIFARMÁCIA E AS DCNT (principais interações e reações adversas, fatores que dificultam a adesão aos tratamentos).
Ministrantes: Audrei De Oliveira Alves (UFSM), Grazielle Castagna Cezimbra Weis (UFSM) e Ivana Beatrice Mânica Da Cruz

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa: Aspectos fisiológicos e metabólicos relacionados à sarcopenia e à osteoporose; Evidências científicas sobre a eficiência do treinamento de força e potência muscular para combater a sarcopenia e a osteoporose; Eficácia de diferentes métodos de treinamento de força para idosos; Como testar, medir e avaliar as alterações na força, na potência , na massa muscular e óssea.
Ministrante: Piettra Moura Galvão Pereira (CESMAC)

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

Ementa:O minicurso visa estimular a abertura das instituições de ensino superior aos idosos, especialmente, através de atividades diferenciadas para estimular a participação das pessoas maiores de 60 anos das cidades, das regiões. A idéia é fazer uma dinâmica inicial de integração, após, falar da importância dos referidos espaços à promoção da cidadania, sobretudo, para a felicidade dos idosos. A experiência de sucesso com nossas Cartilhas de Direitos Humanos partilharei, com destaque para a edição referente aos idosos, com ilustrações feitas pelos idosos. Ainda, falarei sobre direitos dos idosos e as aulas especiais para os idosos, principalmente, nas instituições de ensino superior com cursos jurídicos. Por fim, estimularemos a poesia e um varal com os trabalhos, mormente, desenhos e poemas, exibiremos aos participantes no local do minicurso e, sendo possível, também, para os demais participantes do CIEH.
Ministrante: Roberto Bastos de Oliveira Júnior

Carga Horária: 4h

Vagas Disponíveis: 0

TOP